dri

dri

"O boi não é vilão do meio ambiente", afirma zootecnista sangotardense

Estudo feito pela FAO (Food Agriculture Organization), órgão das Nações Unidas para questões relacionadas à agricultura e alimentação, acabou sendo mal interpretado no Brasil.
O relatório publicado sobre o título “A grande sombra da pecuária”, deu base à argumentação de que reduzir o consumo de carne bovina traz benefícios ao ambiente e aponta a bovinocultura como responsável por 35% a 40% das emissões de metano (CH4), que é 21 vezes mais prejudicial que o gás carbônico (CO2).
O denso relatório, com mais de 100 páginas não agradou o zootecnista sangotardense Vinycius Felipe. Para ele, antes de condenar determinada atividade agropecuária é preciso analisar bem os fatos.
O zootecnista explica que a produção de metano pelo bovinos varia de acordo com a alimentação. “De maneira geral, animais alimentados exclusivamente a pasto emitem mais metano (CH4) que animais suplementados com concentrados, porque animais suplementados são abatidos mais precocemente”, diz. A emissão de gás carbônico, num rebanho de composição proporcional ao brasileiro, é de cerca de 50 quilos/ano. No entanto, a pecuária não envolve apenas os bovinos. Para produzir bovinos é necessário o cultivo das pastagens. Sendo assim, é preciso analisar o saldo do sistema planta-animal e não somente o saldo dos animais. “Se os bovinos, assim como todos os demais animais, emitem gases poluidores, as pastagens tendem a compensar as emissões destes gases", explica. ESTUDOS – Estudos divulgados pela Embrapa baseados em diversas teses de mestrados mostram que apesar do metano possuir efeito 21 vezes pior que o gás carbônico no aquecimento global, na atividade pecuária, o saldo entre o que é retido e o que é emitido é de duas toneladas de equivalente gás carbônico sequestrado por hectare. “Comparando as emissões de carbono pelos bovinos com o que é retido pelas pastagens, o saldo é positivo. Ou seja, a pecuária retém o carbono," explica Vinycius. Nitrogênio – Com base no aumento da produção de massa verde e na relação entre carbono e nitrogênio na matéria-seca, pode-se esperar que a adição de nitrogênio ao sistema melhore o sequestro de carbono. Para Vinycius reportagens sensacionalistas e recomendações dogmáticas, não devem ser seguidas. “É preciso tomar cuidado com as meias-verdades”, disse. Os bovinos estão em todas: Casacos e cadeiras – feitos do couro Gelatina em pó – extraída do couro bovino Vinho – contém gelatina neutra, extraída do couro bovino para clarificação. Cerveja – contém bílis bovina para fermentação e gelatina neutra Xampu – contém sebo bovino Sabonete, sabão e detergente - contém sebo bovino Medicamentos com cápsulas – contém gelatina neutra Anti - inflamatório – contém substâncias retiradas da mucosa do intestino bovino Pomada para contusões – contém sais biliares bovinos Chiclete – contém gelatina neutra Adoçante – Cosméticos contém gelatina hidrolisada e sebo bovino Fita adesiva e fósforos – contém gelatina industrial de origem bovina Lápis – contém sebo bovino Escova – feitas com pelos bovinos Raquete - cordas feitas com tripas bovinas.

Um comentário:

Unknown disse...

cara que irado mano xD