dri

dri

Tinta 'a base de terra custa só R$ 4

Oficina de tintas utilizando a terra como ingrediente primário, foi realizada no Alto Paranaíba (MG). O curso organizado pela educadora ambiental, Suzana Caramori Borges, no sítio Colo da Mãe, distante sete quilômetros da cidade de São Gotardo. No local, com muita água, frutas e uma belíssima reserva de mata nativa, já foram realizadas muitas atividades relacionadas a um estilo de vida mais natural e ecológico: Escola Alternativa Paideia, Oficinas de Sonhos, Plantas Medicinais,entre outras. A Oficina de tintas utilizando a terra como matéria - prima foi coordenada por Guilherme de Castro, profissional experiente na produção desse tipo de pigmento.
Guilherme utilizou as tintas à base de terra, durante trabalho em assentamentos de reforma agrária do Incra. Segundo ele, as receitas foram desenvolvidas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) no Projeto Cores da Terra, a pedido do próprio órgão. A tinta é considerada ecológica, porque não tem química e nem cheiro. Em se tratando de custo, é baixíssimo, comparado ao de uma lata de tinta industrial. Para produzir 18 litros, são necessários apenas R$ 4. “Há quem diga, que a tinta não dure, mas não é bem assim; é necessário que o mesmo local seja pintado com três demãos”, explica o professor. Guilherme também dá outra dica: “Passe cola sobre a tinta para impermeabilizar a parede. Assim,ela poderá ser utilizada na parte externa”, ressalta.
Veja como fazer em casa e redecorar ambientes. O Projeto Cores de Terra, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), lançou em seu site uma receita que ensina como fazer uma tinta especial a base de terra. Ela pode ser muito eficiente para evitar o uso das tintas comuns, que contêm grandes quantidades de produtos químicos (para saber mais sobre tintas e como descartá-las, clique aqui). Dê uma olhada na "receita": Ingredientes -Uma lata vazia de tinta de 3,6 litros; -Terra argilosa (seis a oito quilos), água (dez litros), um quilo de cola branca. Pigmentos como açafrão, urucum, areia ou as diversas tonalidades do próprio solo podem ser usadas para obter a cor desejada. Observação: não utilizar terra de formigueiro ou cupim (confira o vídeo abaixo para mais informações). Modo de preparo -Misture a terra e a água, passe a mistura numa peneira fina, acrescente a cola e misture novamente. Após fazer isso, adicione a cor com a mistura de pigmentos escolhidos. Se você quiser obter uma tinta mais fina, passe a mistura por uma peneira por mais de uma vez. Se quiser uma tinta grossa, a peneira não é necessária. Além de todas as vantagens ambientais, esse tipo de tinta é cerca de 70% mais barata que as tintas convencionais. Uma lata de tinta cobre de 70 a 90 metros quadrados. Para ver os slides mais explicativos de como produzir a tinta a base de terra, clique aqui. Comece tentando pintar pequenas áreas. Se der certo, faça um projeto mais ousado!

Nenhum comentário: