A sétima edição da Jornada de Sustentabilidade, que é realizada mensalmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uberlândia, teve como conteúdo relatos e experiências pessoais que tornam a vida mais simples e o meio ambiente, mais sustentável.
A palestra realizada mes passado, foi ministrada por Jorge Mello, mais conhecido como Monge Koho. O brasileiro é ordenado no Zen Budismo e trabalha reflexões co
m foco na simplicidade aplicada nas atitudes diárias e transformação do sentido da vida.
m foco na simplicidade aplicada nas atitudes diárias e transformação do sentido da vida.
“O que venho fazer aqui hoje é partilhar com todos um pouco dos benefícios que tenho adquirido nesse meu modo de viver dos últimos 20 anos”, disse, Monge Koho, na abertura da palestra. Neste contexto, Koho exibiu um vídeo contendo imagens de diversos animais, cachoeiras e cenas da natureza. Segundo ele, a intenção foi provocar a sensação de emoção nas pessoas. “Somos vítimas de um fenômeno condicionado à educação e à cultura. Para mudar nossos conceitos é preciso muito mais que somente a informação, é necessário sentir emoção de algo que é natural”, afirmou.
Ainda de acordo com ele, para encontrar soluções possíveis para o meio ambiente, em escala local, é necessário lançar um novo olhar para o mundo, já que o olhar das pessoas está condicionado e viciado no medo ou na culpa. “Devemos criar a situação mais perfeita possível naquele momento e naquele lugar, através de pequenos gestos, seja desligando a luz de uma sala vazia, fechando a torneira e separando o lixo. E o amanhã será diferente”, argumentou.
Koho citou, durante a palestra, o nome da Jornada da Sustentabilidade como um termo muito importante. Segundo ele, jornada não tem fim, e de acordo com a frequência que estes encontros acontecem, é que o diálogo sobre sustentabilidade se aperfeiçoará e mudará a cultura e educação das pessoas que prejudicam o meio ambiente. “Sustentabilidade é a prática de que esta geração viva com dignidade, sem prejudicar a possibilidade de que as próximas gerações vivam com a mesma dignidade”, concluiu.
Até agora, a Jornada de Sustentabilidade contou com as experiências das empresas Grupo Algar; Souza Cruz; Tribanco/Grupo Martins; Mitsubishi Motors do Brasil; Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM); e Refrescos Uberlândia (Coca Cola). O projeto que tem um total de 48 palestras é realizado na última semana de cada mês. A participação é gratuita.
Monge
Monge Koho nasceu na cidade gaúcha Itaqui, que faz fronteira com a Argentina. Koho é ainda professor de Aikido e Yoga e divulgador do movimento Simplicidade Voluntária no Brasil e no mundo. Também é um educador com abordagem construtivista que desenvolve o sistema de socioeconomia solidária na comunidade budista Viazen, no Rio Grande do Sul, onde aplica os conhecimentos e as experiências de vida comunitária adquiridos em treinamentos na Ecovila de Findhorn (Escócia), no Schumacher College (Inglaterra) e no Krogerup Hojskole (Dinamarca).
No Brasil, tem atuações como facilitador na Educação Gaia Brasil e nos temas Simplicidade Voluntária, Saúde Sustentável e Espiritualidade Socialmente Engajada. Atuando ainda como Tutor da Dimensão Econômica do GEDS (Gaia Education Diseño para la Sostenibilidad), na Universidade Aberta da Catalunha, e no GEDS Brasil. O Monge Koho também é profissional de Terapia Corporal com especialização em Terapia de Famílias e Casais.