Dois santuários voltados para animais de fazenda idosos – um do Canadá e outro dos Estados Unidos – organizaram uma operação que envolveu o cruzamento da fronteira entre os países para reunir duas vacas que estavam na mesma situação: idosas, cegas e solitárias.Veja também:
Elas viviam a uma distância de cerca de 565 quilômetros uma da outra e foi preciso que seus cuidadores trabalhassem por quase um mês para reunir os bovinos.
Tudo começou quando Sweety, uma vaca canadense de 8 anos, cega e com uma infecção na pata, foi resgatada do abatedouro por um santuário de cavalos em Ontário, no Canadá.
Funcionários da organização, chamada Refuge RR, espalharam a notícia para a pequena legião de pessoas dedicadas a salvar animais de fazenda idosos de que ela precisava de um lar permanente.
O Farm Sanctuary, localizado no estado de Nova York, seria o local ideal para Sweety viver. Lá também vivia uma uma vaca de 12 anos, chamada Tricia, que parecia solitária e ansiosa, depois de ter perdido uma companheira por câncer, há alguns anos. Os bovinos são animais de rebanho e ela era o único animal no abrigo sem um parceiro.
“Foi emocionante pensar que, ao dar a Sweety uma nova vida, nós podemos também dar a Tricia outra chance de curtir sua vida”, disse Susie Coston, diretora nacional de abrigo para o santuário. Tricia, que nasceu cega, vive no Farm Sanctuary desde 2008, quando foi salva do abate.
Depois de muita burocracia e exames médicos, Sweety finalmente foi pega em um hospital veterinário na cidade de Lachute, em Quebec, no Canadá, em 4 de fevereiro para a viagem que a levaria para os EUA.
Ela chegou tarde da noite em seu destino e teve que ser agasalhada com um casaco porque, até então, ela só vivera em celeiros e seu pelo não era grosso o suficiente para aguentar o frio. As duas vacas mugiram uma para a outra de currais separados até que elas foram unidas, no dia seguinte.
Nariz com nariz, Sweety, alta e ossuda, esbarrou em Tricia, mais baixa e encorpada. Elas se acariciaram e não demorou para que se tornassem “melhores amigas”. A porta-voz do abrigo, Meredith Turner, brincou ao dizer que elas se tornaram “BFF”, sigla em inglês para “best friends forever” (melhores amigas para sempre). No caso de Sweety e Tricia, porém, a sigla designa “bovine friends forever” (amigas bovinas para sempre).
Sweety ainda esbarra nas coisas, mas Tricia a guia para evitar os obstáculos. Elas comem e andam juntas. Para Turner, o amor pode ser cego, mas para os trabalhadores dos abrigos, foi uma questão de ver para crer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário