dri

dri

Um dia depois de Fahim falar sobre saúde e meio ambiente, UPA fica sem água e pacientes lavam as mãos com soro

Um dia depois do Blog da Dri Tavares ter publicado matéria em que o secretário de Saúde de Uberaba, Fahim Sawan, fala sobre a relação entre meio ambiente e saúde, uma contradição acontece. 
Na segunda-feira (04), funcionários e pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito, ficaram sem água nas torneiras. A maneira encontrada pela direção da unidade, para fazer a higienização das mãos, foi usar o soro fisiológico.Veja Mais Informações
Uma enfermeira que trabalha no local e que não quer ser identificada, disse que o problema da falta d´água começou logo pela manhã e que se estendeu até a meia noite.  Ela conta que durante esse período havia mau cheiro que exalava  dos banheiros. O problema foi causado pelo esvaziamento das caixas d´água da unidade, em função de uma limpeza. porém, a funcionária critica a atuação da secretaria de Saúde, que não avisou aos funcionários de que a manutenção seria realizada. "Fomos pegos de surpresa", conta. 
No final da noite, um caminhão - pipa acabou levando água até o local. Mas, segundo  a enfermeira, o problema ainda demorou  a ser resolvido, porque não  havia  ninguém para subir com a mangueira até o reservatório. "Queriam que nós enfermeiras, subíssemos debaixo de chuva lá em cima," conta.
A segunda-feira é o dia da semana de maior movimento na UPA. Em média, são atendidos  500  pacientes. "Sabemos que tem que lavar as caixas; agora por que não realizou a limpeza no final de semana quando o movimento é menor? Porque não nos avisaram? Falta de planejamento, de respeito conosco", diz.
Essa não é a primeira vez que o problema ocorre na UPA São Benedito. "Ao menos, uma vez por semana, a unidade de saúde fica sem água. Exceto esse problema de esvaziar a caixa, nos outros dias, é porque a água não tem pressão  suficiente para subir no encanamento.Queremos que resolva definitivo. Porque sem água, os plantões ficam muito tensos", conta
O vereador  João Gilberto Ripposati, ao saber do problema, protocolou requerimento junto a Câmara, em que solicita  do Codau uma revisão completa nas instalações hidráulicas da UPA São Benedito. "Esse problema da falta de água, numa unidade de saúde, não pode acontecer", disse.   
O Blog tentou falar com o secretário de Saúde, Fahim Sawan, mas não conseguiu. 

Nenhum comentário: