dri

dri

Surge um novo e poderoso antibiótico, tirado do mar

Um antibiótico completamente incomum foi extraído de um microorganismo marinho encontrado em sedimentos na costa da Califórnia. Tal tipo de descoberta é rara, e especialistas dizem que a resistência aos tipos desta droga hoje existentes no mercado é uma ameaça grave à saúde humana. ver em Mais Informações

Segundo os autores do estudo, liderado por William Fenical, professor de oceanografia e ciência farmacêutica na Instituição Scripps de Oceanografia, a nova substância, chamada de antracimicina, pode ser eficaz contra o SARM (o poderoso vírus Staphylococcus aureus resistente à meticilina) e o antrax. O trabalho foi publicado na revista científica alemã Angewandte Chemie.
A estrutura química única do composto pode levar à criação de uma nova classe de antibióticos. Thomas Frieden, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, advertiu recentemente sobre o “pesadelo” das bactérias resistentes a estes tipos de drogas. Sally Davies, autoridade-chefe em medicina da Grã-Bretanha, afirmou que eles são uma “bomba relógio” e ameaçam a segurança nacional.
A antracimicina foi extraída da bactéria Streptomyces, coletada pelo pesquisador Christopher Kauffman de sedimentos no Pacífico. Testes iniciais do antibiótico mostraram sua eficácia no combate ao antrax, uma bactéria que tem sido usado como arma de bioterrorismo.
O último caso de um antibiótico derivado da natureza ocorreu em 2003. “É apenas uma descoberta. Ela abre a oportunidade de revelações análogas,” afirmou Fenical. “Alexander Fleming descobriu a penicilia em 1928, e de lá para cá mais de 25 drogas similares foram desenvolvidas. Quando se encontra uma nova estrutura, encontra-se outras,” acrescentou ele, de acordo com o Escapist Magazine.
Foto: Mikhail Rogov/Wikimedia Commons
*Em 1976, José Eduardo Mendonça produziu uma série de reportagens pioneiras para o Jornal da Tarde sobre fontes alternativas de energia e, logo depois, indo morar em Londres, tomou contato com o movimento do que se chamava à época conservacionismo - o que se tornou mais tarde ambientalismo. Neste blog, rastreia ações, políticas e o multifacetado pensamento sobre a questão socioambiental pelo mundo. As opiniões expressas nos veículos citados não são de responsabilidade do Planeta Sustentável, embora a divergência entre elas contribua com a dinâmica do debate.


Nenhum comentário: