O Encontro da Regional Latino-americano da União Astronômica Internacional (Larim) está sendo realizado na praia dos Ingleses, localizada na região norte da capital catarinense. Nesta segunda-feira, pesquisadores deram início aos trabalhos e apresentações científicas. Ver em Mais Informações
Apesar das apresentações, uma das palestras mais aguardadas é do pesquisador chileno Andreas Kaufer, que irá abordar o presente e o futuro do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês). Na tarde da próxima quinta-feira, o professor irá falar sobre o ESO, que opera ao norte do Chile dois dos maiores observatórios astronômicos do mundo, o de La Silla e Parana. Os dois grupos de telescópios reúnem trabalhos de cerca de 30% de todos os astrônomos do mundo, através de um consórcio operado por 14 países.
Uma série de atividades paralelas estão marcadas, entretanto, o mau tempo registrado em Florianópolis nesta segunda-feira não permite as observações astronômicas marcadas em observatórios locais.
O Larim teve início há 35 anos em Santiago (Chile) e desde então tem se caracterizado por debater os mais diversos temas em astronomia, como sistemas planetários e estelares, galáxias, cosmologia, astrofísica, e ensino, entre outros. O coordenador do evento é o professor Roberto Cid Fernandes, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que deve realizar uma série de observações no decorrer da semana.
Pesquisadores de países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Honduras, Itália, México, Polônia e Portugal já haviam registrado presença nesta segunda para a apresentação de pesquisas na área. O Larim prossegue até o próximo sábado, dia 30. (Fonte: Terra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário