Samir Cecílio (SDD) encaminhou Requerimento (nº 1.759) ao prefeito Paulo Piau solicitando que seja implantada nas escolas públicas municipais a Estratégia Nacional de Educação Financeira - Enef, instituída pelo Governo Federal através do Decreto 7.397/10, que adota uma série de iniciativas pedagógicas voltadas às escolas, com o objetivo de erradicar o analfabetismo financeiro no país. Ver em Mais Informações
Segundo consta no programa, os educadores desenvolvem conteúdos adaptados de educação financeira para todas as nove séries do ensino fundamental e as três do ensino médio, distribuído nas aulas de matemática, história, ciências sociais e até português. Não haverá uma disciplina específica para educação financeira.
Para o vereador a escola é o ambiente mais completo e propício para educar financeiramente as crianças e jovens, visando à construção de uma sociedade mais consciente sobre o uso do dinheiro.
“O estímulo não é para que as crianças e jovens queiram ser ricas, mas para que elas saibam lidar com o dinheiro no seu dia-a-dia. Isso fará com que elas tenham menos problemas financeiros, logo terão menos estresse e assim terão mais qualidade de vida”, explica o vereador.
Samir diz ainda que, além do impacto que o aprendizado pode ter na vida dos estudantes, quando os pais não têm uma situação financeira organizada, a orientação que os filhos receberão na escola, através do Enef, poderá fazer a diferença em casa.
O parlamentar ressalta que o programa visa, sobretudo, à formação de alunos pensantes, críticos, autônomos e capazes de idealizar projetos individuais e coletivos. “O momento pede que o cidadão brasileiro saiba tomar decisões conscientes quanto à tomada de crédito e quanto ao planejamento do seu futuro”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário