Mais da metade do território brasileiro é coberto por florestas, um recurso natural que influencia o clima, a vida das pessoas, a economia, e cujos principais dados podem ser encontrados na publicação Florestas do Brasil em Resumo 2013. Ver em mais Informações
O livro foi editado no formato de bolso para facilitar a consulta e tem suas 186 páginas estruturadas em 10 capítulos. As informações neles disponíveis vão desde o conceito de floresta – que abrange desde a vegetação da Amazônia quanto a da Caatinga – aos números sobre o setor florestal, que emprega mais de 670 mil pessoas.
Logo no início da publicação, os leitores vão encontrar estatísticas sobre florestas naturais, cujar área foi estimada em 456 milhões de hectares, e das florestas plantadas, que estão em torno de 7 milhões de hectares, sendo que o eucalipto representa mais de 70% da área cultivada.
Ao falar sobre os biomas, o livro mostra que a proporção de áreas protegidas por meio de unidades de conservação vai de 26,4%, na Amazônia, a 8,1% no Cerrado e 2,7% nos Pampas. Essas áreas auxiliam na preservação de espécies florestais ameaçadas e na conservação da biodiversidade de maneira geral.
Sobre o manejo florestal, dados revelam que a área sob manejo na Caatinga segue em crescimento e está hoje em cerca de 350 mil hectares. Deles, são extraídos lenha, estacas e frutos de forma sustentável. Ao abordar o tema concessões florestais, onde também se pratica o manejo, o livro mostra que há 622 mil hectares sob esse regime na Amazônia, tanto em concessões federais quanto estaduais, no Pará e em Rondônia.
O papel de cada órgão federal de meio ambiente – Ministério do Meio Ambiente, Serviço Florestal Brasileiro, Ibama e Instituto Chico Mendes – é descrito na publicação, assim como os planos de governo para proteção das florestas e os conselhos federais que contam com integrantes da sociedade civil entre seus membros.
Informações socioeconômicas também estão lá, como o dado de que 133 milhões de metros cúbicos de madeira foram utilizados como combustível em 2011; a produção de não madeireiros é liderada pela erva-mate, com 229 mil toneladas, e as exportações do setor florestal alcançaram 9 bilhões de dólares segundo dados recentes.
Números sobre ensino e pesquisa florestal fecham a publicação – 1.864 pessoas concluíram, em 2011, graduação ou pós em engenharia florestal – juntamente com uma tabela que compara dados mundiais sobre floresta.
Com a publicação deste livro, o Serviço Florestal busca dar maior acessibilidade a informações sobre as florestas e o setor florestal para um público que trabalha diariamente com o tema. Para o público em geral, o livrinho mostra a importância das florestas do Brasil, ambiental, social e econômica. Finalmente, o formato de um livro de bolso, almeja fazer com ele realmente seja usado no dia-a-dia pelo maior número de pessoas possível.
O livro Florestas do Brasil em Resumo pode ser baixado neste link.
Fonte: Serviço florestal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário