O Ministério da Agricultura declarou nesta segunda-feira estado de emergência fitossanitária em Mato Grosso devido ao ataque da lagarta Helicoverpa armígera nas lavouras. Ver em Mais Informações
Até o momento, Bahia e Mato Grosso tiveram a emergência reconhecida.
A especificação exata da área atingida pela praga será divulgada em outra portaria nos próximos dias.
A Helicoverpa é uma lagarta que até recentemente estava restrita às lavouras de algodão, mas atacou com força plantações de soja na safra 2012/13, causando grandes prejuízos bilionários em todo o país, principalmente no oeste da Bahia.
Em outubro, a presidente Dilma Rousseff autorizou o Ministério da Agricultura a adotar procedimentos para o controle da praga quando for declarado oficialmente estado de emergência fitossanitária.
Os órgãos estaduais de Defesa Agropecuária de cada Estado serão responsáveis por elaborar um plano de combate à lagarta baseados em estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Entre as principais ações previstas no plano de supressão está a adoção de áreas de refúgio, a destruição de restos culturais e o uso controlado de produtos químicos. (Fonte: Exame.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário