dri

dri

Fahim fala sobre a relação entre saúde e conservação do meio ambiente

Na relação entre saúde e meio ambiente vem à tona as questões ligadas à terra, à água, ao saneamento básico e a alimentação saudável.
Durante a inauguração da Célula III do Aterro Sanitário de Uberaba, no último dia 28 de outubro, o secretário de Saúde Fahim Sawan, falou ao Blog da Dri Tavares, sobre o saneamento básico como garantia de melhores condições de saúde para as pessoas.
Segundo ele, o gerenciamento correto do lixo, a canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e materiais (através da reciclagem), são importantes para prevenir e proteger a saúde individual e coletiva. "Saúde pressupõe um meio ambiente saudável, assim como não se pode falar em danos ao meio ambiente sem pensar em danos à saúde individual e coletiva", disse.
O secretário citou como exemplo, Uberaba, que está entre os 27% municípios brasileiros que têm aterros sanitários. Sobre a responsabilidade compartilhada do poder público e da população na conservação do meio ambiente e prevenção de doenças, Fahim explica que há muito o que fazer: "Ainda temos milhares crianças que morrem por diarreia, causada pela falta de higiene pessoal e com a água".