O Grupo BMW estreou seu novo veículo elétrico, o BMW i3. O lançamento ocorreu simultaneamente em Nova York, Londres e Pequim. O elétrico deve chegar ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2014. Ver em Mai Informações
“Inovação nos leva a mudança. O i3 é mais do que apenas um carro. É um passo revolucionário para a mobilidade sustentável”, disse o presidente da BMW, Norbert Reithofer, durante a estreia mundial em Nova York.
Reithofer destacou que o i3 é o primeiro carro que foi projetado desde o inicio para ser elétrico, e não adaptado, como os modelos já existentes no mercado. “É o início de uma nova era”, enfatizou.O i3 é o primeiro produto a integrar o novo portfólio de elétricos da BMW, mas a empresa já fala no próximo, o i8, que seria a versão maior do i3. Os dois foram criados como conceitos e exibidos diversas vezes em salões nos últimos anos.
O novo elétrico será produzido em Leipzig, na Alemanha, onde a fábrica será alimentada, em sua maior parte, por energias renováveis, como a eólica.
Segundo a marca alemã, os carros elétricos serão a principal solução nas grandes cidades. "Eu e o prefeito Michael Bloomberg nos comprometemos a fazer de Nova York a cidade mais 'verde' do mundo", disse Reithofer.O i3 deve entrar no mercado europeu em novembro deste ano ao preço inicial de cerca de 35 mil euros, aproximadamente 104 mil reais. Em seguida, até abril de 2014, o carro deve chegar às lojas americanas, custando 42 mil dólares, cerca de 95 mil reais. Ainda não há detalhes sobre o preço sugerido para o mercado brasileiro.
Conforme a montadora já havia divulgado, o i3 conta com um sistema de propulsão chamado eDrive, composto por um motor elétrico alimentado por bateria de ion-lítio. Ele é capaz de gerar 170 cv de potência e tem autonomia para rodar até 160 quilômetros. A BMW oferece também uma variante do compacto com um motor dois-cilindros para atuar como uma espécie de extensor de autonomia. Combinados, os dois propulsores terão condições de oferecer uma autonomia total de 300 quilômetros ao i3.O veículo será equipado com o sistema de navegação que considera todos os fatores relevantes, tais como a carga da bateria e estilo de direção do motorista, bem como as condições topográficas ou até mesmo informações atuais de trânsito. O sistema também conta com um aplicativo para smartphone, onde o motorista pode acessar, a qualquer instante, os dados do veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário