Alguma vez você já ouviu falar da fruta mais fedorenta do mundo? Cujo odor se assemelha a uma meia suja ou algo em estado de putrefação? Pois é, essa fruta existe e se chama durian,pertencendo à família Malvaceae (mesma que o hibisco e o quiabo) sendo seu nome científico Durio zibethinus.Existem 30 espécies do gênero Durian que foram descobertas, no entanto somente nove geram frutos comestíveis. Ver em Mais Informações
Para poder colher seus frutos é necessário esperar 5 anos, a partir do momento de plantação. O fruto é espinhudo por fora, mas suculento e macio por dentro. Sua forma lembra um pouco a jaca. Uma árvore pode chegar a 50 metros de altura.
Para poder colher seus frutos é necessário esperar 5 anos, a partir do momento de plantação. O fruto é espinhudo por fora, mas suculento e macio por dentro. Sua forma lembra um pouco a jaca. Uma árvore pode chegar a 50 metros de altura.
Pra vocês terem uma ideia ela , é tão fedorenta que chega a ser proibida em locais fechados, como alguns restaurantes, supermercados até hotéis e shoppings.
No entanto muitos países asiáticos de onde se originou a fruta apreciam-na, como na Indonésia e Malásia. Dizem que ela é macia e suculenta.
Essa fruta traz algum benefício para a saúde?
Sim, ela é altamente rica em vitaminas e minerais. Confira alguns de seus componentes e benefícios:
Vitamina C, que é um antioxidante capaz de aumentar a resistência do organismo contra agentes infecciosos.
Sua polpa é composta por açúcares simples, como a frutose e sacarose, ajudando na digestão e revitalização do organismo. E apesar de ser calórico não possui gorduras saturadas.
É rico em fibras, assim ajudando no bom funcionamento do intestino.
Possui potássio, um importante eletrólito celular que tem importante papel no controle de batimentos cardíacos e da pressão arterial.
É composta também por aminoácidos essenciais como o triptofano, o qual metaboliza-se em serotonina e melatonina no corpo humano, que são neurotransmissores importantes para a indução do sono e tratamento de epilepsias.
Ela também possui vitaminas B1 e B2 que ajudam o organismo a produzir energia, sendo conhecida por aumentar a resistência e claridade mental.
E não é só o fruto que faz bem, o extrato de suas folhas, frutos também e raízes podem ser usados para reduzir a frete, no tratamento de icterícia, edema e doenças de pele. Parece que seus benefícios superam o cheiro ruim, não acham?
Apesar do cheiro alguns dizem que seu sabor é delicioso, lembrando uma mistura de creme aromatizado com amêndoas, outros afirmam que o sabor do fruto é igualmente ruim ao cheiro, quem estará certo? Bem só experimentando pra saber, você teria coragem?

Nenhum comentário:
Postar um comentário