dri

dri

Uberaba "é a terra das sete colinas" e das sete-copas

Na cidade conhecida como "terra das sete colinas", uma planta destaca-se no perímetro urbano: a sete-copas, que pode ser vista nas principais avenidas de Uberaba. Acredita-se, que elas foram plantadas na década de 70 por serem árvores de crescimento rápido. No entanto, 'a época, não se imaginava os problemas que as sete-copas poderiam causar na área urbana.
"Contato com as fiações elétricas, quebra do calçamento, muros, e prejuízos 'a iluminação noturna", explica o paisagista e educador ambiental, Carlos Alberto de Oliveira, que estima, atualmente, cerca de 500 exemplares na cidade.

"Devido aos problemas que elas[sete-copas] causaram, muitas já foram cortadas e substituídas", conta. Um dos exemplares na rua José de Alencar, centro, é a prova de que a sete-copas também atrai dezenas de morcegos, todas as noites, por causa dos seus frutos. Hoje, o conceito de arborização é outro. "Deve-se conhecer, muito bem, as características particulares de cada espécie, como resistência 'a pragas e doenças. A árvore não deve ser do tipo que produz frutos grandes; não podem conter princípios tóxicos ou de reações alérgicas; e não deve quebrar a calçada", explica Oliveira. Dentre as espécies adequadas para as vias públicas e calçadas, destaca-se hibisco, jacarandá-mimoso,pau-ferro e sibipiruna.

Nenhum comentário: