dri

dri

Piau manda recado aos ambientalistas: " Comigo não tem `achismo`, só converso tecnicamente"

O prefeito de Uberaba, Paulo Piau (PMDB), disse ao Blog da Dri Tavares, na manhã desta segunda-feira (28), que só conversa com ambientalistas se for de forma técnica. " Não trabalho baseado em ideologias e 'achismos' ". A declaração de Piau veio em resposta a alguns ambientalistas que estão criticando a sua postura junto aos ativistas, sobretudo, após a aprovação do Novo Código Florestal. "Nós o ( PMDB ) é quem sustentamos e enfrentamos uma rejeição inicial ao projeto de 85%. Fomos malhados e retalhados. E, hoje, o Novo Código é aceito por todos, inclusive, pelos próprios ambientalistas, porque é uma boa lei, a melhor lei ambiental do mundo", argumenta.
A conservação da biodiversidade é importante, na opinião de Piau, porém, ele explica, que não se pode trabalhar com os lados extremos: nem aquele que produz degradando; nem aquele que quer conservar tudo.
"O índio para produzir mandioca no meio da Floresta Amazônica, tem que abrir uma clareira, e é assim, não dá para produzir sem causar impacto ambiental. O que temos é diminuir esse impacto", explica. O prefeito ainda cita a importância das Universidades e Institutos de Pesquisas para o equilíbrio entre preservação e produção. "O meu caminho são as técnicas, porque através delas acertamos muito mais", finaliza. Um dos ambientalistas que criticou Piau é o ex-secretário de Meio Ambiente, Ricardo Lima. Em entrevista ao Blog, mês passado, Lima elogiou o prefeito, mas declarou que ele perdeu muitos amigos, por causa do Código Florestal. "Piau sempre teve sensibilidade ambiental, nos ajudou no projeto do aterro sanitário, da recuperação vegetal, do tratamento de esgotos, mas no caso do Código Florestal, ficou muito pró - ruralista, embora de certa forma coerente, poderia ter evoluído mais na política florestal. Talvez, ele tenha alguma sensibilidade para apoiar uma lei que promova o Desenvolvimento Florestal e ter a oportunidade de se aproximar novamente dos ambientalistas". Paulo Piau, por sua vez, rebate a declaração : "Ou eu estou longe deles, ou eles estão muito longes de mim", finaliza.

Nenhum comentário: