dri

dri

Descarrilamento de trem de carga em Uberaba está entre os mais graves acidentes dos últimos 10 anos, revela Núcleo de Emergência Ambiental

Entre 2003 e 2013, o Núcleo de Emergência Ambiental de Minas Gerais (NEA) acompanhou acidentes graves envolvendo materiais perigosos e danos ambientais, entre eles um vazamento de resíduos químicos da barragem da Indústria Cataguases de Papel e Celulose, localizada na Zona da Mata Mineira; o descarrilamento, em Uberaba, de um trem de carga que provocou o maior desastre ambiental do Triângulo Mineiro e o rompimento da barragem de rejeitos de bauxita da Mineração Rio Pomba Cataguases deixando, na ocasião, cerca de 2 mil pessoas sem abastecimento de água e um rastro de destruição ambiental. "Os grandes impactos provocados pelos acidentes ambientais, principalmente os de grandes proporções, evidenciam a importância de uma área técnica dentro dos órgãos atuantes, especializada nos atendimentos às emergências ambientais”, destaca Zenilde. Entre 2003 e 2013, o NEA apresentou crescimento de 296% no atendimento às demandas de emergências ambientais. “Isso se justifica pela divulgação do núcleo e pela credibilidade que alcançou no cenário ambiental”, explica a diretora.
Ela afirma, ainda, que o atendimento a essas demandas tem sido realizado em até 24 horas. Em 2010, 100% das 156 ocorrências comunicadas ao órgão ambiental foram atendidas nesse prazo. Em 2011, foram 95,36% de 158 acidentes e, em 2012, foram 95,75% de 165 ocorrências. “Esses resultados mostram que estamos no caminho certo e que as equipes do NEA têm se empenhado em estar no local do acidente o quanto antes a fim de evitar um dano maior ao meio ambiente e para garantir maior segurança para a população”, destaca Zenilde.

Nenhum comentário: